Centro Universitário Maria Antonia inaugura seu terceiro ciclo de exposições do ano

Por Gustavo Sumares, postado em 09/12/2013

O Centro Universitário Maria Antonia inaugurou três novas exposições individuais no dia 5 de dezembro. Trata-se do terceiro ciclo de exposições que o Mariantonia promove esse ano. Cildo Meireles, Gregori Warchavchik e Mauro Restiffe foram os artistas contemplados nesse ciclo.

cildo meireles

Cildo Meireles, 4/4

Cildo Meireles expõe sua instalação 4/4. À primeira vista, trata-se simplesmente de uma sala vazia e bem iluminada. No entanto, ao caminhar pela sala, o visitante consegue perceber um pequeno desnível no chão. Essa percepção nos leva a buscar outras possíveis alterações na sala, e proporciona uma sensação desconcertante de que há algo errado com o ambiente.

warchavchic moreira salles

Projeto de Warchavchik para o edifício do Instituto Moreira Salles

A exposição Warchavchik – Metrópole, Arquitetura homenageia o arquiteto Gregori Warchavchik, um dos introdutores da arquitetura modernista no Brasil. Ela conta com projetos, ilustrações e maquetes de sua autoria, que faziam parte do acervo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU-USP). Por meio dessas obras, nos é dada uma visão privilegiada de seu processo criativo.

warchavchic cicero prado

Maquete de Gregori Warchavchik – Edifício Cícero Prado

Além disso, a inclusão de projetos seus que nunca foram realizadas para edifícios famosos de São Paulo (como um projeto para o Conjunto Nacional da avenida Paulista e um para a Praça da República) nos permite imaginar versões diferentes para esses marcos de nossa cidade. Por meio deles, fica aparente também a visão que Warchavchik tinha para nossa cidade, e sua ideia de como seria possível desenvolvê-la.

MR7266_Box09_No9B_32 001

Mauro Restiffe – Vertigem#2, 2008

Finalmente, Mauro Restiffe participa com a exposição fotográfica Interseção. Nela, a arquitetura aparece como tema principal de Restiffe. Com a sua câmera, ele foca alguns dos exemplos mais marcantes da arquitetura modernista da cidade de São Paulo.

Mauro 1

Mauro Restiffe – Warchavchik – Cicero Prado 1, 2011

Especialmente na série Vertigem, que integra a exposição, é possível perceber como Restiffe utiliza o preto e branco para realçar a beleza plástica dos edifícios. Sem cores, sombras e suaves tons de cinza são os únicos indicadores de profundidade que temos, e as fotografias se assemelham a belas gravuras feitas com luz. Uma das fotos mostra um espaço que é difícil de entender, até que ela aparece novamente, em orientação vertical: só então percebemos que a primeira imagem era de uma escada; virada de lado, porém, ela se torna surpreendentemente interessante.

Novas exposições no Centro Universitário Maria Antonia

Ter. a sex., das 10 às 21h; sáb e dom., das 10 às 20h

Atividade Gratuita

Centro Universitário Maria Antonia: Rua Maria Antonia, 258, próximo à estação Santa Cecília do Metrô

Mais informações aqui

Leave a comment